sábado, 3 de maio de 2008

DEMOCRACIA, CAOS E O FIM DO MUNDO

Desde a fundação deste blog, me limitei a escrever apenas textos sobre vida espiritual seu reflexo na vida prática. Bom, antes de tudo, fique consignado que acho bacana falar sobre essas coisas. Ora, a vida cristã não é um aspecto a parte, mas ela deve ditar o nosso modo de viver. Por fim... está explicado.

Hoje vou falar sobre algo diferente... em parte. Vamos falar sobre democracia! Democracia, é a “soberania do povo”, ou seja, o povo manda. O mundo ocidental, exceto os regimes ditatoriais, vive sob regimes democráticos que resultam em liberdades e garantias humanas, sociais e individuais. A nossa Constituição Federal prevê estes direitos em formas de princípios, que vão desde a garantia de que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo até o respeito à imagem, nome, vida privada, moral.

Logo podemos concluir que a democracia traz uma série de limitações à vida individual ao mesmo tempo em que a protege; é limitando as individualidades (diga-se de passagem: minimamente) que se garante o bem-estar social (leia-se: coletividade).
Todo este sistema democrático que conhecemos, onde podemos assistir o que queremos, falar o que queremos, reunir quando e onde quisermos, escolhermos nossos representantes, manifestarmos, etc. que garante a ordem em nossa sociedade (apesar do governo corrupto, o que nem as mais severas ditaduras deixam de ter). A democracia, pelo menos no contexto do mundo atual traz uma certa e confortável ordemo social.

Pois, bem. Superadas esta brevíssima lição sobre princípios democráticos de nosso país, passemos a algo muito mais supérfluo: seriados! Minha namorada e eu estamos assistindo um seriado chamado “Jericho” que, em resumo, trata de uma cidade que sobrevive à terceira guerra mundial, onde os EUA são bombardeados por bombas de hidrogênio.
Como advogado, vejo os filmes sob uma ótica jurídica. Logo, meus comentários são: "olha uma lesão ao devido processo legal!" "Ihhhh, o cara cometeu aberratio ictus!" Poxa, que falso contraditório para legitimar o exercicio arbitrário de poder é esse!!!" Pois então.... chato assistir filme perto de mim.

Pense bem: para que serve a ordem? Para evitar o caos, diríamos de pronto. Não restam dúvidas que é certo e é fato que na ausência de uma ordem, o caos se estabelece. Na falta de um governo estabelecido e com uma série de necessidades primitivas em risco (como por exemplo: comida e segurança) impera a lei do mais forte, onde o uso da força própria é a regra.

Não precisamos ir muito longe para comprovarmos esta afirmação. Nas favelas, onde o governo é ausente, não há educação, saúde, saneamento, as condições são insalubres e desumanas, quem impera? O tráfico, obviamente. E como ele se impõe? Através da força, pela autotutela.

Bom no seriado não poderia ser diferente. As pessoas, ao verem a bomba atômica que explodiu Denver, e preverem o fim do mundo, roubam casas, supermercados, postos de gasolina e tudo mais, para que garantam a sua sobrevivência. Pessoas boas são capazes de atrocidade pelo desejo de sobreviverem. Grupos de milícias armadas surgem para subjugar outros grupos mais fracos e para afirmarem sua dominação (isso é tão parecido com as comunidades animais do Nat Geo...).

A Bíblia relata algo parecido no livro de Apocalipse1. Uma previsão de tempos vindouros, onde o caos global surgirá para prenunciar o fim do mundo. Guerra, fome, doenças, mortes, desastres naturais2, destruição, tudo isso acontecerá concomitantemente, culminando em um mundo como ainda não conhecemos.
Haverá três anos e meio de paz e três anos e meio de guerra. Um líder mundial se levantará, o Anticristo, que exigirá adoração à Besta. Demônios serão soltos para o tormento daqueles que adorarem esta Besta. O remanescente da Igreja será perseguido. Desastres naturais ocorrerão e aniquilarão milhões de pessoas com terremotos, avalanches, inundações. Uma terceira guerra mundial ocorrerá, onde as nações se levantarão contra Israel.
Mas ao final, Jesus Cristo, como o conquistador, virá com sua Igreja, para destruir as obras de Satanás, os exércitos que militam contra Israel, o Anticristo e a Besta. Estes serão jogados no lago de fogo e enxofre.

Parece loucura, não é mesmo? E talvez você esteja até se perguntando: que papo maluco é esse?! Mas saiba, meu caro, que isto acontecerá independente se você crê ou não. E talvez, você só venha a acreditar nisso quando todos os crentes sumirem (o que a Bíblia chama de “Arrebatamento”) e um líder carismático surgir para colocar ordem no caos. Entenda: o Apocalipse terá chegado.

Hoje, no culto de jovens, enquanto uma das conselheiras dizia haver somente um caminho, Jesus, um garoto observou: “existe outro.,, o inferno”.

Ora, o inferno também é uma realidade. Ele existe. E todo aquele que não crer em Jesus Cristo como SENHOR e Salvador, estará fadado a ele. Por isso, não prorrogue o dia da sua salvação: aceite hoje Jesus como seu Salvador. Conserte sua vida, renove sua fé. Ele tem o melhor para você!

Boa noite!


1 http://www.bibliaonline.com.br/acf/ap
2 Para saber mais sobre estes desastres naturais, vale conferir a profecia de Samuel Doctorian que tem feito cada dia mais sentido: http://www.vozdaverdade.com.br/mensagens/visaodofim.htm

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite,Assunção.

Primeiro devo dizer que admiro sua capacidade de amarrações. Você trouxe o conceito da democracia que existe e que deveria existir, do caos que pode ser considerado o fim do mundo e do fim do mundo que pode ser considerado - ou não - um caos, dependendo da escolha que fizermos. Tenho vontade de perguntar a você um dia, como é que chega nessas amarrações...Aonde que entrelaça esses conceitos?

Segundo devo dizer para animar-se. Pelo menos a sua namorada, que anda dividindo o caminho atual com você,te acha suportável e excelente companhia para assistir aos filmes!! :)

E terceiro, exercemos a democracia e pagamos o preço por vivermos em um mundo caótico...

Grande abraço.

Posso confessar algo?Odeio comentários que tentam complementar o que foi escrito..acho irritante! Se algum dia eu fizer isso, me diz, por favor!


Boa dissertação!

Anônimo disse...

Pelo contrário...disse a meu respeito...Por vezes me pego complementando o texto. Aliás, para os meus textos eu até prefiro que complemente pois o leitor quando lê ele pode ter um outro ponto de vista que não foi abordado no texto, daí se ele complementa, enriquece o texto! Você já fez isso nos meus textos e eu acho bom. Tá certo que tem alguns comentários petulantes demais (hehe), mas mesmo assim, se eu não quisesse ouvir tudo, então que deletasse o blog, não é mesmo? Mas, me refiro mesmo a mim. Acho que as vezes meus comentários ficam meio 'donos da verdade'. E acho isso irritante, porque não sou assim! Então, fechado! Vamos adotar política de sinceridade quanto aos textos e também aos comentários,ok?

Grande abraço!!

Anônimo disse...

Pelo contrário...disse a meu respeito...Por vezes me pego complementando o texto. Aliás, para os meus textos eu até prefiro que complemente pois o leitor quando lê ele pode ter um outro ponto de vista que não foi abordado no texto, daí se ele complementa, enriquece o texto! Você já fez isso nos meus textos e eu acho bom. Tá certo que tem alguns comentários petulantes demais (hehe), mas mesmo assim, se eu não quisesse ouvir tudo, então que deletasse o blog, não é mesmo? Mas, me refiro mesmo a mim. Acho que as vezes meus comentários ficam meio 'donos da verdade'. E acho isso irritante, porque não sou assim! Então, fechado! Vamos adotar política de sinceridade quanto aos textos e também aos comentários,ok?

Grande abraço!!