quinta-feira, 31 de julho de 2008

A MARAVILHOSA GRAÇA DE SER COMPANHEIRO...

Não costumo fazer isso, mas hoje vou abrir uma exceção. Vou fazer uma homenagem! “E a quem?” deve estar pensando. Minha intenção inicial era manter o sigilo, porém não o farei. Pelo simples motivo de que não conseguiria mantê-lo até o final do texto, pois acabaria revelando involuntariamente ao longo da conversa.

Quero falar sobre o valor do companheirismo. Quero falar da Mariana, minha namorada. A princípio seria uma homenagem por mais um ano de vida, mas seria injusto demais, pois este texto não representa nem um centésimo do que ela significa para mim. Parece piegas, mas não canso de repetir Fernando Pessoa (que repetiu Álvaro de Campos), para quem as cartas de amor são ridículas, porém mais ridículo é quem nunca às escreveu

Apesar de nos conhecermos a uns dois anos, estreitamos nossa relação apenas no último ano. Desde que a conheci, parece que a vida me colocou uma série de desafios a serem cumpridos; assumi responsabilidades demais, algumas que pensei ser incapaz para realizar, porém pouco a pouco temos vencido (digo “temos” porque daí o tema do post sobre o valor do companheirismo). Antes que me perguntem se estou noivo, respondo: não estou. Mas em relação às “responsabilidades”, ocorre que ao fazermos 20 e poucos anos, após formarmos, quando passamos de adolescentes para adultos, quando começamos a ser uma referência para a garotada que vêm com seus 14, 15 anos, parece que as responsabilidades surgem de uma hora para outra. E seja para festejar, como para trabalhar, ela tem estado sempre ao meu lado.

Desde então, as coisas passaram a ficar velozes. Terminei a faculdade, me formei, passei na OAB, assumi os jovens da igreja, fui reprovado em concursos, quase passei em outros (desde o Banco do Brasil em 2003, nunca passei em outro, nem em provinhas para estágio...). Não sei como, mas a vida me fez amadurecer um bocado.

Mas isto não é uma autobiografia, mas trata-se de uma honraria. Por isso gostaria de falar sobre o companheirismo, porque apesar de namorados, somos também amigos. Nossas vidas não se resumem a sexo e agarração como o mundo propõe (até porque somos cristãos e nos mantemos virgens até o casamento...), mas é algo que tenho aprendido profundamente com a Mariana: o valor de ser companheiro.

O que me deixa maravilhado é que ela não me ensina o valor de ter um companheiro, mas o valor de ser, ou seja, o valor de se dar, doar, abnegar-se. Sua postura ao meu lado me constrange e faz com que eu a ame cada vez mais. Ela sabe que muito antes de receber algo, ela deve dar, e isso tem sido uma lição grandiosa em minha vida.

No último fim de semana, estivemos a frente de um acampamento evangélico onde tivemos a graça de ver Deus operar nas vidas. Queridos... não é um trabalho fácil montar acampamentos, liderar pessoas, superar limitações físicas, temporais, financeiras. Mas o que me deixou surpreendido é que, em todos os momentos, ao olhar para o lado, eu via a Mariana. Se estava a jantar, lá estava ela; se estava lavando pratos, ela os enxugava. São poucos que se dispõem a fazer o que for preciso só para estar ali do lado, acompanhando cada momento, ajudando no que for preciso, inspirando confiança ou animando quando tudo parece perdido.

Há tantas correntes de e-mail que ressaltam o valor de um amigo, tantos livros, tantos filmes, mas nada é tão fascinante como viver a amizade.

Nada é tão fascinante como andar, crescer, conquistar, superar, trabalhar, construir, incentivar – entre milhares de outros verbos – com outra pessoa. Mesmo que estas coisas pareçam insignificantes aos olhos mais descuidados, elas se tornam extremamente profundas e significativas em certos momentos, principalmente quando vemos que nossa vida levou outras a crescerem.



A amizade também é extremamente útil para nos ensinar. Por ser algo da vida (afinal, não nascemos com amigos) ela é uma escola na qual escolhemos os professores. Os amigos são mestres que mesmo calados ensinam profundas lições. Ela tem sido uma excelente professora. Eu poderia elencar dezenas de lições, das quais menciono algumas:

Aprendi que sendo companheiro, me torno mais feliz; mais do que se recebesse algo. Parece que minha vida tem mais profundidade, mais sabor, mais alegria, mais sentido.

Aprendi que prejulgar as pessoas é uma bobagem que nos impede de conhecermos o melhor delas.

Aprendi que tudo tem duas maneiras de falar, por isso devo escolher a melhor.

Aprendi que os bons momentos passam extremamente rápidos, por isso os aproveite da melhor maneira.

Aprendi que quase todas nossas intrigas são bobeiras egoístas, por isso devemos brigar apenas pelo que vale a pena.

Aprendi que sanduíches do Subway são os únicos que conseguem desmistificar que o Pit-dog é sempre melhor que o fast-food.

Aprendi que vale a pena perseverar em alguém.

Aprendi que Saint Exupéry é um gênio; relatou a vida com perfeição, mesmo que através de parábolas.

Aprendi que amor é estado de graça e com amor não se paga.

Falando em amor, aprendi que ele é semeado, cuidado, regado assim como uma flor.

E já que disse sobre elas, aprendi que as flores passaram a ter mais sentido depois que a conheci.

Acima de tudo, aprendi a dizer MUITO OBRIGADO! Logo... muito obrigado por cada minuto passado com você!

Queria consignar neste texto a minha imensa gratidão por aparecer em minha vida, como o sonho que desabrocha em flor.

A você, caro amigo, que agora me lê, não perca a oportunidade de pegar o seu celular e ligar para alguém dizendo que a ama. Seja sua namorada, sua mãe, seu pai, algum amigo(a), ou a velhinha que passa agora na rua. Apenas tenha o hábito de dizer as pessoas o quanto elas são queridas e o quanto você se importa com elas!

Boa noite

3 comentários:

Unknown disse...

Obrigada Amor!
Eu te amo mto mto tmo!
=**

Anônimo disse...

AMOR...que lindo texto! O que sempre busquei em nosso namoro foi a amizade e posso dizer hoje que há amizade entre nós, mas nao uma simples amizade, é aquela amizade de melhores amigos, que tem muitas coisas em comum, tem conversas para mais de 24hrs, que arrisca muito para a felicidade do outro.
Fico honrada com tais elogios. Não imaginava que poderia ser uma "professora" para vc, mas uma simples "aluna".
Me sinto como uma "aluna". O quanto aprendi e tenho aprendido estando com você, é algo inexplicável. Se soubesse o quanto.
Você tem tornado um companheiro. Um belo companheiro. Companheiro do qual amo muito e quero que esteja em todos os momentos de minha vida, como buscarei estar em todo os momentos de sua vida.
Te amo!
Mariana

Unknown disse...

Que bonito,sunção! Bonito seu gesto de gratidão,sua reflexão do valor...E bonito também por eu ter lembrado do MEU presente,do meu companheiro..É bonito e é gostoso ganhar um presente desses no meio do caminho...Dá paz,nos dá um complemento gostoso,aconchegante..um colo bom,com a nossa forma...

Belissimo!
Parabens!
Abraços