terça-feira, 19 de agosto de 2008

VOCÊ AINDA TEM 50%!

Ontem eu tive um surto. Após abandonar o squash, voltei à vida semi-sedentária que levava. Aliás, como diz minha endocrinologista... estou somente com “amostras grátis”, ou seja, caminhada no parque duas vezes por semana. Mas ontem foi diferente... surtei! Resolvi sair para caminhar com meu pai, entre passadas e trotes foram 6 km, fiz umas 100 abdominais e subi 14 andares correndo.

Para alguns que estão lendo provavelmente não é grande coisa. Mas para mim foi. Mais um dos meus grandes feitos desprezados (que se juntará ao fato de ter zerado Mario Bros sem ninguém ver, ter feito Perim-Setor Universitário em 8 minutos, etc...).

Mas não estamos aqui para tratar de peripécias desimportantes, mas queria relatar meu momento de reflexão motivacional (por volta da sexagésima abdominal e posteriormente no oitavo andar). Durante minha adolescência, fui discipulado pela líder da equipe de teatro da qual fazia parte.. Seu nome é Zu, devo muito a ela. Não.... ela não é chinesa. Na verdade o nome dela é Cleonice, mas carinhosamente é conhecida como “Zu”. Não... ela também não é azul, como alguns me perguntam...

Sempre me lembro das frases de efeito que ela nos dava durante ensaios, evangelismos e noites mal-dormidas. Uma delas carrego como uma máxima para minha vida pessoal: “Quando você pensar que está cansado, você ainda tem 50%!”. Foram estas palavras que me motivaram a realizar mais quarenta abdominais, a subir mais sete andares. As pernas pareciam vacilar, o corpo queria encostar-se à parede, a mente queria chamar o elevador, mas, como um mantra, repeti a frase até chegar ao apartamento. Pareceu-me uma vitória e tanto quando cheguei a casa!

Essa experiência me faz pensar na forma como o SENHOR age em nossas vidas.

Não raro somos afligidos por dificuldades, problemas, lutas. Elas fazem parte da vida. Mas algumas vezes elas são “grandes demais” para enfrentarmos e temos uma imensa vontade de pormos tudo a perder, desistir, parar de lutar.

Uma amiga de minha mãe disse que havia desistido de orar pela conversão de seu filho. Havia persistido durante tanto tempo. Havia jejuado, orado, feito campanhas e... nada. As coisas pareciam piorar cada vez mais. Era o fim. Não dava mais para persistir naquilo que parecia impossível. Até que certo dia, durante um aniversário, ela entrou no quarto de uns amigos de seu filho e viu o nome dele pregado na parede, na lista de alvos de oração. Os amigos jejuavam e oravam para que seu filho convertesse. A mulher notou que não poderia desistir de orar; se amigos perseveravam há tanto tempo, então ela, sendo a mãe, desistiria?! Não! Continuou a orar e passados alguns anos seu filho se converteu.

Há tantas pessoas que passam por problemas semelhantes. Aliás... há pessoas com problemas piores. Há maridos brutos, há filhos drogados, há pais violentos, há parentes queridos em estado terminal....

Mas, queridos, quando as lutas parecem perdidas, quando o milagre parece inalcançável, lembre-se: você ainda tem 50% de forças para orar, jejuar, se quebrantar diante de Deus. O cansaço não é o sinal de que você deve partir, mas é a circunstância gerada para que você cresça e aprenda a depender do poder de Deus.

Geralmente nos lembramos de Deus nessas horas. Aliás, suplicamos a Ele insistentemente para que nos atenda. Mas não basta orar. Deve-se ter fé! Ela é o combustível que move os céus, que move suas orações, que faz com que o impossível se torne possível! Ela faz com que o filho rebelde se torne obediente; o marido bruto se torne um gentleman; o filho drogado se torne um filho abençoado; um pai violento em um pai amoroso; um doente em são....

Logo, vou um pouco além: não basta 50% de orações vazias, não basta 50% de jejuns desacreditados. É preciso perseverar em fé! O SENHOR move o impossível para aqueles que Nele confiam. Aliás, isso foi o que Jesus disse aos seus discípulos no evangelho de Mateus:

“...porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” (Mt. 17:20)

Nada é impossível para o SENHOR. Cabe a nós fazermos o possível e isso inclui orar, perseverar, buscar, trabalhar, acreditar. Façamos mais 60 abdominais, subamos mais 7 andares, oremos mais! Ele tem o seu tempo e seu modo para todas as coisas. Apenas não desista. Você ainda tem 50%!

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto cara,
creio que o Senhor tem muito
ainda a fazer nas nossas vidas
atraves da sua!!!

... disse...

obrigado...
(no modo mais simples, reticente e profundo que isso puder soar)

Anônimo disse...

Perfeito..! Era o que eu precisava...Hoje, agora...

Anônimo disse...

Thiers!
Meu admirável amigo!
Olha, fazia algum tempo que eu não lia o eremita urbano, minha antiga leitura semanal, e como ando trabalhando, estudando, cheia de leituras obrigatórias...deixei a doce leitura de lado por algum tempo.
Hoje voltei, não que tenha finalizado as outras leituras, mas queria "mudar de assunto" aqui comigo. E como me surpreendi com os seus textos!!!
Meu Deus! Você melhorou demais!! É muito bom ler o que você escreve. A pontuação está Divina, parece que estamos batendo um papo com você.

Dá saudade, dá vontade de argumentar também...daqui a pouco faço textos a respeito dos seus textos. Aliás, esse plano vou colocar em prática, está passando da hora,né.

Parabéns!!
Gostei MUUUIIITTOO do seu blog!!