terça-feira, 2 de outubro de 2007

NÃO TEMAS

Nossa postura é muito importante! Sempre é importante! Quantas vezes perdemos boas oportunidades por não saber nos posicionarmos. Quantas vezes retrocedemos diante de situação que não são tão terríveis assim. Situações que podem ser plenamente vencidas, mas acabamos cedendo espaço para o medo. Lembro-me de uma experiência que marcou minha vida:

Quando estava no segundo período da faculdade, cursando a matéria de Introdução ao Estudo do Direito, tive as primeiras provas orais. Minha timidez fazia com que estas provas parecessem gigantes horrendos a minha frente. Por mais que eu estudasse, só saia mal. As perguntas não eram tão difíceis, eu sabia as respostas, mas.... nunca tirava uma nota boa. Foi então que comecei a perceber algumas coisas. Quando o professor me perguntava sobre determinado assunto, eu abaixava a cabeça, falava baixo e gaguejava compulsivamente. Lembro-me que em sua última prova, ele me disse: “ Quando você for defender seu cliente, tenha segurança no que diz ou nunca conseguirá a absolvição.”

Sem entender o que isto significava, ia para casa decepcionado pelas minhas notas baixas nesta matéria. Não demorou muito, apenas três períodos, para que eu pegasse o mesmo professor. Lá estava uma nova chance de superar meus medos. Havia descoberto que ele era o titular da cátedra de oratória da universidade e resolvi mudar minha postura em suas provas. Minha timidez não havia sumido, minhas mãos ainda suavam frio, eu ainda tinha as respostas, mas apesar de meu medo de falhar bater à minha porta, eu estava decidido a ser seguro, a confiar no que havia estudado.

Ele tinha uma metodologia um pouco diferente para as provas orais. Dividia a turma em grupos de cinco alunos para fazer as perguntas e.... ali estava eu. Eu e mais quatro pessoas nos entreolhávamos sem saber o que viria. O professor começou a fazer perguntas e a única coisa que eu escutava é: “Você tem certeza de sua resposta? Eu acho que você está errado! Não quer mudar de opinião?” e os alunos respondiam: “Errrr... quem sabe se talvez eu pondere estar mais ou menos me divergindo da resposta correta, sem querer dizer que eu estou errado....” e por fim o professor aplicava um golpe de misericórdia no aluno (que gaguejava, mudava de cor e suava feito um porquinho) com uma grave voz dizendo: “ERRRRRAAAAADDDOOOOOO!” (com a mesma euforia do Silvio Santos).

Estava eu ali, era o próximo e de repente já não era mais. O professor me olhou profundamente, como se lesse o fundo dos meus olhos e me fez uma pergunta de Direto Penal. Como num súbito, cruzei os dedos e os coloquei em cima da mesa, dei uma arranhada na garganta e com voz de locutor de rádio respondi fixando seus olhos com a mesma profundidade que ele fizera anteriormente. Após responder, ele me retrucou e disse: “Você tem certeza disso?! Eu acho que você está errado!” e então eu lhe devolvi: “T-E-N-H-O C-E-R-T-Z-A-!-!-!” (essa segurança contrastava com minha aflição interior por ter sido tão firme em minha resposta).

Aquele professor apontou o dedo em riste para mim e o ficou balançando sem dizer nada. Depois de uns 3 segundos ele disse: “Você é muito seguro! Gostei da sua postura! Mesmo se a resposta estivesse errada, eu te daria boa nota pela convicção que apresentou!” Saí daquela sala com a nota máxima e uma sensação estranha, mas boa! Me sentia um vencedor por ter acabado com meu medo da matéria, do professor, das provas orais (na verdade, até hoje sinto um friozão na barriga, mas nada se comparado a antes....)

Isso não acontece apenas em provas, em momentos decisivos ou em grandes situações. Isso ocorre no dia-a-dia. A Palavra de Deus tem 365 “não temas”, um para cada dia do ano. O SENHOR preparou isso porque sabia que diariamente seriamos confrontados por situações difíceis, impossíveis! A nossa tendência humana é cedermos ao medo. Seja ele qual for! Medo de falhar, medo de sermos rejeitados, medo de nos frustrarmos, medo de tentarmos. Temos uma postura de resignação antes mesmo de tentarmos! Desistimos antes de começarmos. Somos covardes conosco!

A Bíblia, em Josué 1:9, traz um conforto, um raio de luz em meio às tempestades: “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

O SENHOR nos chama a uma vida de entrega. Entrega dos medos, dos problemas, dos impossíveis para um especialista neste assunto. Ele mesmo! O Senhor Jesus passou pelas nossas dificuldades, foi provado no deserto, enfrentou tempestades em alto mar, precisou alimentar milhares de pessoas, precisou curar enfermos, precisou ser massacrado, torturado, maltratado, ferido, desprezado, traído e morto. Mas venceu! Venceu Satanás através da Palavra, fez com que o mar se acalmasse , transformou cinco pães em dois peixinhos em comida para cinco mil homens (fora mulheres e crianças), ressuscitou mortos, foi ferido e moído pelas nossas transgressões, mas venceu a morte e hoje vive para sempre! Cristo venceu seu medo no Gestsêmani. Ele foi homem, tal como nós e venceu seu medo, suas dificuldades, venceu a morte, o inferno, a cruz, fez o que era impossível!

Hoje Ele pode fazer o impossível em sua vida também! Basta crer! Basta entregar suas dificuldades a Jesus Cristo e então você verá as portas se abrirem! O emprego que você precisa virá! O suprimento financeiro não tardará! A cura chegará! A salvação irá inundar sua família! Deixe Deus agir! Ele espera ansiosamente por sua entrega!


Boa noite e “não temas”!

Nenhum comentário: