terça-feira, 2 de outubro de 2007

O BOM CRISTÃO

Como ser um bom cristão? Como superara certas crises da fé? Como saber se estamos no caminho certo? Como darmos uma resposta quando parece que uma cobrança interior nos sufoca? Como nos posicionamos diante da graça de Deus? Essas perguntas podem ter a resposta que vc necessita aqui, este trecho de uma conversa sobre fé e vida com Deus.

“O Eremita Urbano:
Pastor! Tudo bom?

LIVIO:
Diga! Tudo bem e vc como está?

O Eremita Urbano:
Bem, graças a Deus! Tenho uma pergunta...

LIVIO:
Faça...

O Eremita Urbano:
como saber se eu sou um bom cristão, se é que isso existe ? Pq de vez em qndo eu me acho um crente tão meia tigela, mas qnd eu vejo meus amigos de infância que não guardaram a Palavra, eu repenso isso e tenho a audácia de pensar que tenho sido fiel a Deus. Se é que existe um "bom cristão"...

LIVIO:
Em certa ocasião perguntaram a David Seamands, um escritor bem conhecido, pelas suas obras, o q devo ser primeiro perante a Deus, Filho ou Servo? Qual seria a sua resposta, meu amado irmão se fizessem a vc esta idêntica pergunta?

O Eremita Urbano:
Poxa pastor, difícil a pergunta. Mas acho que primeiro devo ser filho, pq não há nada que eu faça para Jesus me amar mais, tampouco não há nada que eu faça para ele me amar menos, Deus simplesmente me ama e me chama por filho.

LIVIO:
A sua resposta equivale ao q disse Edward Morton: "Não há nada que realize para que seja mais amado, igualmente, nada que não realize para não ser amado, a isto, teologicamente chamamos graça".
Sobre a resposta de David Seamands: Este então respondeu da seguinte maneira, e pessoalmente concordo com ele.
Cristo Jesus, renunciou a tudo, a SUA GLÓRIA, AO DIREITO DE ETERNIDADE PLENA, AO HABITAT CELESTIAL, A PRESENÇA ABSOLUTA DO PAI, somente existe uma realidade a qual Cristo Jesus não renunciou, O DIREITO DE SER FILHO E SENTIR-SE PLENAMENTE AMADO.
Portanto, se cristão, para mim retrata-se a obter a imagem de Cristo, em nossas vidas, no entanto, como declarou e expressou o Apóstolo Paulo: "Somos transformados a cada dia de glória em glória".
Primeiramente somos amados como filhos, e posteriormente o seremos maravilhosos servos, e então, a nossa fé será amplamente frutífera,
Portanto, ser um bom cristão, está estabelecido sobre os dois supremos mandamentos: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, os tais, que cumprem estes mandamentos certamente serão e estarão aptos a representá-lo com dignidade perantes os homens.

O Eremita Urbano:
Olha só... é verdade! Não sei se o Sr. tem dessas coisas, mas freqüentemente me pedem ajuda (e eu mesmo me pergunto sobre esse assunto diversas vezes) mas parece que muitas vezes nos deparamos com uma estagnação espiritual terrível e isso me incomoda profundamente...
Parece que eu fico me cobrando ser um a série de coisas que eu não alcancei ainda, Ser mais espiritual, ser mais sério, falar menos, ser mais radical e coisas do tipo...
Eu acho que são coisas mais religiosas que me assombram que as coisas realmente espirituais, pq qndo penso que tenho uma personalidade própria, sou alguém único diante de Deus (todos nós somos, não é msm?!) começo a ponderar se estas cobranças realmente fazem sentido e se provem de mim mesmo ou do Espírito Santo. Pq eu realmente não gostaria de ser um crente que parece ter saído de uma linha de produção, com jargões prontos e um jeito copiado de certas autoridade espirituais
Em síntese eu penso que eu devo ser eu mesmo em Deus, mas como o Sr. colocou, sendo transformado de glória em glória. É errado pensar assim?

LIVIO:
Quantos anos de vida cristã você possui?

O Eremita Urbano:
bom... eu nasci na igreja, mas considero que minha conversão genuína se deu a 4 anos mas sempre tive muito temor de Deus.

LIVIO:
As suas ponderações sobre a vida, são semelhantes a minha, qdo de minha conversão há cerca de 17 anos atrás. Hoje vivo uma realidade, a qual, sempre cri q estaria a exercer, no entanto, a vida requer tempo, para que estejamos exatamente no local, onde Deus quer que estejamos.
Houve um Jovem com suas mesmas ponderações que até os dias de Hoje, é referência, para a maioria dos Pastores, Preletores e Teólogos, o seu nome Jonathan Edwards. As suas ponderações são positivas, cada pessoa tem a sua própria personalidade e realmente, Deus cumprirá em sua vida os planos que tem reservado a você, pois, somos pessoas únicas e como tais, este tem a cada um de nós um projeto pessoal.
Razão esta que existem Promessas Universais e Promessas Pessoais, as Universais alcançam a todos os crentes em Cristo, as Pessoais a DETERMINADAS PESSOAS AO SEU TEMPO
Hoje, vivo uma realidade, a qual sempre soube em meu íntimo q viveria, no entanto, foram necessário quase uma década, para que pudesse obter a minha vida, as respostas para as minhas perguntas.
Saiba que ao seu tempo, as suas indagações e perguntas, obterão respostas, com certeza.

O Eremita Urbano:
É verdade! Esses dias eu estava reparando isso. Algumas coisas que eu pensei que Deus não iria mais cumprir em minha vida, por me considerar um mau cristão acabaram se cumprindo e daí eu pude ver que apesar da imagem negativa que eu tinha de mim msm, o SENHOR começou a cumprir suas promessas.
Me impressiona, pq nessas horas eu vejo que a mão dele realmente está a fazer um caminho, mesmo que eu não o veja
E eu tb me cobro demais, acho que tenho que parar de ser severo demais comigo mesmo, e deixar de ser imediatista tb.

LIVIO:
Isaías, declarou: "Os meus caminhos não são os vossos caminhos, nem os meus pensamentos os vossos pensamentos". Thiago, racionalmente jamais compreenderemos os caminhos de Deus...
Como entender o q disse a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para uma terra que eu te mostrarei...
Amado: OS CAMINHOS DE DEUS SÃO MAIS EXTENSOS DO QUE IMAGINAMOS... OS CAMINHOS DE DEUS FOGEM A NOSSA COMPREENSÃO, POIS, NÃO EXISTE UMA BÚSSOLA DISPONÍVEL... OS CAMINHOS DE DEUS EM NOSSA RACIONALIDADE NÃO COMPREENDEMOS... MAS, CERTAMENTE OS CAMINHOS DE DEUS NOS LEVARÃO HÁ UM LUGAR SEGURO. Eu creio, sou testemunha desta realidade, creia igualmente e a sua vida será conduzida dia a dia...lance sobre ele a ansiedade...

O Eremita Urbano:
Sabe, as vezes eu oro intensamente para Deus me dar uma direção, dou urros pedindo que Ele me mostre o caminho e.... nada! Fico tão decepcionado, mas me consolo que Deus tem o melhor para minha vida, apesar d'eu não saber o que é ao certo. Acontece isso com vc?

LIVIO:
Em várias ocasiões... A grande questão é a seguinte: Mesmo q tudo ao seu redor, tenha a imagem apenas de areias no deserto, continue e prossiga mesmo que não haja motivação. Em nossa religiosidade, nós queremos seguir a um Deus, que fala conosco constantemente, através de sinais, prodígios, palavras e etc...no entanto, qdo estamos vivendo momentos em que este se silencia as nossas orações, pensamos que estamos a sós, mas não estamos, é o que chamamos de O SORRISO ESCONDIDO DE DEUS...

O Eremita Urbano:
Será que Ele sorri mesmo nessas horas? Por que razões específicas isso acontece?

LIVIO:
Certamente, estas realidades acontecem você já leu o livro: O PEREGRINO!

O Eremita Urbano:
Não...

LIVIO:
Retrata a história de John Bonnyan, preso e encarcerado por 20 anos, razão de seu cárcere, a Pregação do Evangelho...
Certo escritor retratou a seguinte frase: "Os cisnes cantam mais belamente quando estes sofrem".

O Eremita Urbano:
Disse tudo! Realmente, o negócio é andar por fé.... andar por vistas é decepcionante... acaba me frustrando. =/

LIVIO:
Sabe amado vou dizer algo a você que aconteceu a minha vida, e acredito que certamente acontecerá a sua.
EM NOSSA VIDA, NECESSARIAMENTE ONDE VOCÊ COMEÇA, EM MUITAS OCASIÕES NÃO SERÁ ONDE VOCÊ IRÁ TERMINAR.

O Eremita Urbano:
Hum... como assim?

LIVIO:
Olhe o meu caso... quando casei-me com a Amanda, nós já éramos evangélicos, no entanto, quanto a mim profissionalmente, somente possuía formação teórica quanto a contabilidade, prática nada.
No entanto, sempre que estava em reuniões de oração, vigílias, acampamentos, e tudo o mais, Deus ministrava através das pessoas que um dia eu estaria vivenciando uma vida plena somente no evangelho
Exerci a contabilidade, gerência administrativa, supervisão de recursos humanos, e escrita fiscal, em inúmeras empresas, e hoje qual é a minha realidade de subsistência de vida, estou exercendo o PASTOREIO.
Tudo que aprendi, evidentemente enriqueceu-me para exercer o q hoje realizo, pois, para o Reino de Deus, todo conhecimento é e sempre será útil ao Evangelho, no entanto, onde comecei, não foi exatamente onde terminei, a vida tem os seus caminhos, quem a direciona, Deus.

O Eremita Urbano:
Veja só... hoje eu estava em um Congresso e pensando em todos os meus planos e sonhos para minha vida. Penso em meus projetos de vida para os próximos 10, 12, 15 anos, mas daí eu me pergunto: onde está Deus em tudo isso? E parece que tudo se desconstrói e volta a estaca zero... Entende?!
Não sei se foi bem em relação a isso que o Sr. está se referindo, mas eu me sinto um tanto inseguro em traçar planos para minha vida quando penso que tudo pode mudar. E isso, me apavora!
Acho que esse é um dilema do ser humano quanto a fé. Pq a partir do momento que cremos em algo que não vemos, andamos por caminhos inexistentes, então parece que nosso instinto natural de querer estar com as rédeas da situação liga a sirene...
Eu fico um tanto inseguro em planejar as coisas.... É natural? Planejo? Não planejo? Sinceramente são sonhos que eu tenho...

LIVIO:
Amado, ter projetos na vida, é extremamente importante: declarou o sábio: "Aos homens compete o realizar planos, mas a resposta esta vêm de Deus".
Ninguém na vida, pode existir, sem possuir projetos e sonhos... evidentemente que não serão todos q irão se concretizar, pois, a medida que crescemos e amadurecemos, mudamos as prioridades em nossas vidas, no entanto, devemos nos preparar para a vida.
Querido, o Salmo 46, encerra-se com as seguintes palavras: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.
Não será a volúpia de minha ansiedade, e nem as minhas insônias, que irão acelerar os Projetos de Deus a minha vida, portanto, esteja em paz consigo, com as suas emoções, Deus o orientará, dia a dia...”




Boa noite!

Um comentário:

Anônimo disse...

bem ...sobre o tema:"como arranjar o amor de sua vida em 21 dias"...
Bem as vezes não seja amor essa pessoa poderia ter encotrado uma paixão amor vem com o tempo com a complicidade de um casal... amor so sentimos uma vez... sim podemos amar outras vezes sentir de outras formas mas nunca igual ja amou uma vez..as vezes o amor que nos sentimos nao e aquilo tão perfeito talvez a pessoa que agente ama não de o valor devido na hora certa quando vc esta ali do lado ... mas depois olha pra trás e diz que foi a maior tolice não ter amado mas ..
"um homem e muito dificil demostrar amor por orgulho ou por ter amigos idiotas"

seja um homem nunca deixe se influenciar por amizades q não te deixam ser o q vc e...
"Se não vc perderá o seu amor e 21 dias..."
vim comentar mas como desabafo mas se servi pra algo ....valeu