sexta-feira, 5 de outubro de 2007

OS HOMENS E SUAS RESPOSTAS INCOMPLETAS...

Enquanto dirigia, pensava se eu era o único a pensar maluquices heréticas. Creio que, pelo fato de ter lido o livro de Jó durante essa semana, imaginava a razão pela qual as coisas caminharam daquela forma. No começo do ano li um livro sobre o assunto, mas elas ainda permanecem. Perguntei a algumas pessoas e escutei umas respostas ríspidas que pareciam querer me dissuadir de pensar na probabilidade de uma aposta entre Deus e Satanás.

Aliás, tem uma música do Crash Test Dummies que questiona essas mesmas maluquices e um trecho vale à pena traduzir: “Porque Deus faz coisas como os tornados, batidas de trem ou UFO’s que vêem de outros planetas?” Logo, se a música existe, eu não sou o único a pensar nisso. Lógico que não!

O fato é que todos pensamos sobre os desígnios de Deus em determinados momentos de nossas vidas. A Ele atribuímos de forma injusta os fracassos, mortes, catástrofe, os tornados, os aviões que caem, os atentados terroristas, as doenças, as traições, as falências, o fim dos namoros, o pão que caiu com a manteiga para baixo, o time que perdeu a final do campeonato, as batidas de trem, a-liquidação-imperdível-que-perdemos, as notas baixas na faculdade, a reprovação em concursos, as nossas próprias fraquezas, e um mundo inteiro de desgraças e outros problemas menores. É incrível, mas o homem pensa da seguinte forma: “se foi Ele que fez tudo, logo ele é o responsável por tudo!”. É também incrível a cegueira dos homens em não enxergarem as conseqüências de seus próprios erros.

Mas é inegável que certas coisas, em regra, não podem ser previstas, como a morte, e outras que não gostaríamos que acontecessem, mas acontecem. Explicitando: há situações que aparentemente não incorremos em nenhum erro, mas elas nos sobrevêem de forma apocalíptica, como o acidente do vôo da Tam. E nestes momentos? O que dizer??? Eis a questão.

Recentemente, sofremos com a perda de um amigo da família. Pela proximidade, meu pai e eu puxamos a responsabilidade de cuidar do IML, velório, liberação do corpo e outros procedimentos. E isso foi durante uma madrugada gélida (Brrrrrr, dá frio só de lembrar!). Quando era quase 3:00 da madrugada a viúva chegou no Instituto Médico Legal, chorando, soluçando e se perguntando: “Porquê? Porquê?”. Bastou que ela visse o corpo para que em um berro completasse a frase: “Porquê, Deus? Porquê o SENHOR fez isso???” Durante aquela noite, eu nada disse a viúva... Não estava indiferente ao ocorrido, apenas pensei durante a madrugada e nada achei que pudesse trazer conforto. Como eu poderia responder a pergunta que ela fez aos berros???

Houve na Bíblia um homem que passou por situação semelhante: o acima citado Jó. Em breves palavras, Jó era um homem riquíssimo, com uma vida abençoada, família linda, gado, propriedades, dinheiro, status, poder, fama, e tudo que a isso se agrega. Repentinamente, e a própria Bíblia demonstra que tudo ocorreu em um prazo exíguo de horas, ele perdeu tudo. Sim! Ele perdeu tudo.... perdeu os filhos, os bens, as fazendas, o gado, o status, o poder, o dinheiro, a fama e sobrou-lhe apenas chagas por todo o corpo e uma esposa que implorava para que ele amaldiçoasse a Deus e morresse! Uma situação deplorável para um homem justo.

Quando estava em seu corpo cadavérico, lamentando o que lhe acontecera, chegaram alguns amigos. Um após outro dizia que tudo aquilo era fruto do pecado de Jó e que ele deveria se arrepender. A arenga se repetiu até que... até que... Eliú, o mais jovem dos amigos de Jó, apareceu e pegou um sermão geral. Como se não bastasse, ainda confrontou o moribundo protagonista dizendo que ele não poderia entender os planos de Deus, que a vontade de Deus é soberana, que a justiça dos homens não se compara a Justiça Divina, que Deus é quem sustenta o Universo e bem sabes o que faz.

Enfim, Eliú diz que as pessoas não podem compreender tudo o que Deus permite que aconteça, mas precisam confiar Nele. Essa foi a melhor resposta que um ser humano poderia dar, mas foi incompleta. Os seres humanos só podem fornecer respostas incompletas, pois não conhecem todos os fatos. Veja, os outros amigos de Jó nada disseram, Eliú deu uma resposta melhor, deu um caminho melhor: Deus!


Tenho comigo um princípio que batizei de “Princípio da Verdade Absoluta”. Esse princípio não aceita prova em contrário, porque ninguém jamais o conseguiu contestar. Este princípio nunca falha, porque tem a fidelidade em sua essência. Este princípio jamais será ultrapassado ou antiquado, pois muito antes da fundação do mundo ele já existia. Esse princípio pode ser aplicado em qualquer aspecto de nossas vidas, porque por ele o mundo inteiro veio a existir. E esse princípio é Deus e a sua Palavra. O SENHOR é a Verdade Absoluta!

Esse princípio é extremamente eficaz, pois somos homens e nossas respostas serão sempre incompletas, mas podemos apontar um caminho mais excelente. Eliú apontou este caminho e quando terminou sua fala, algo sobrenatural aconteceu.... Deus apareceu em meio á um redemoinho. Durante algum tempo confrontando Jó com ilustrações próprias da natureza que criou, Deus rebateu as dúvidas de Jó e o conduziu ao reconhecimento de Sua grandeza. Jó teve o seu estado original multiplicado. Toda a família, riqueza, posses, autoridade foram restituídos em dobro! O final de Jó foi duplamente melhor que o início! E quem promoveu tudo isso? Deus! Ele providenciou cada detalhe para que Jó experimentasse uma vida mais abundante!

No dia seguinte à morte de meu amigo, acabado o velório, caminhei até a viúva dele e, com um abraço, disse a única coisa que me pareceu oportuna: “Eu não sei porquê isso aconteceu, mas Deus tem o melhor para você!”

Diariamente somos expostos a indagações deste tipo. Perguntas capciosas que nos fazem torcer o nariz em interrogação. Diariamente experimentamos situações em que nos fazemos as mesmas perguntas capciosas. Podemos nos posicionar de duas maneiras: como Eliú ou como demais amigos de Jó. Podemos ser instrumentos de Deus na vida das pessoas ou podemos aprofundar ainda mais as “insanáveis” duvidas. Podemos apontar o caminho mais excelente ou podemos dar duras cacetadas que soam em tons de injustificada reprovação.

Ainda sendo homens, podemos dar a reposta mais completa de todas: Deus! Ele está no controle de todas as situações, basta confiar e escutá-lo. Você está disposto a ser um instrumento para que os olhos se voltem ao SENHOR?

Confie, ele tem o melhor! “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” I Co. 2:19



Boa noite!

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Thiago, tudo bem? Esse assunto que vc expos é tão complicado né, todo mundo tenta dar uma resposta do porquê das coisas, mas o que você disse eu aprendi tem pouco tempo:a confiar em Deus! Eu também li o livro de Jó um tempinho atrás e esse livro ns faz refletir porque Deus permite que certas coisas acontecem, mas lendo o livro de Salmos vi que muitas vezes Davi fala da confiança em Deus, e Davi é uma pessoa que me fascina pois era o homem segundo o coração de Deus, então comecei a prestar atençao nas palavras dele, aí descobri que independente do que está acontecendo em nossas vidas, DEus tem o mehor pra nós, temos que confiar nele porque ele nos ama. Então, é isso que tenho vivido ultimamente, confiando no Senhor porque sei que Ele me ama, e Ele tem o mehor pra mim!
Abraços...
Continuo sempre lendo seus textos