terça-feira, 23 de outubro de 2007

O SUCESSO ESTÁ EM SERVIR


Ultimamente temos percebido o quanto as publicações sobre a importância de servir têm tomado volume nas prateleiras das livrarias de todos os seguimentos. Em suma elas orbitam em Jesus Cristo como o personagem central e o denominam como “um líder servidor”. Ora, as variações são inevitáveis! Daí uns falam de Gandhi e outros líderes pacifistas... Mas o on councour é realmente Jesus Cristo de Nazaré!

Esse mantra do servir foi agregado a uma qualidade relativamente ausente em nossa sociedade: a liderança. Muitos querem liderar, mas sem tem um talento nato e com o uso da arbitrariedade. A liderança bem-sucedida geralmente é natural e não imposta. Um exemplo belo disto é a chamada dos discípulos de Jesus, que largaram tudo e o seguiram apenas pelo seu convite (Mt. 4:19-22). Doutro modo, um exemplo terrível são as revoluções guerrilheiras da África nos anos 90, impunham um serviço paramilitar obrigatório às crianças capturadas, que formavam uma infantaria compulsória (“infantaria” que se origina da palavra latina “infantis”= criança).

Na verdade, é lindo dizer sobre servir, ser humilde, seguir o exemplo de Cristo e etc. Mas apesar do falatório, pouco se aplica a vida prática. Os servidores estão cada dia mais raros!

Porém, enquanto lia alguns artigos, achei uma pérola que expressa tudo que sabemos, mas nunca fazemos e começa com uma frase de Jeffrey Gitomer: “Não se trata de quem você conhece, mas de quem conhece você.”

O artigo não trata apenas sobre servir, mas tem uma forte base neste princípio. Tornamos-nos conhecidos por servir! Abraham Lincoln disse certa vez que “quem não vive para servir, não serve para viver.” O maior presidente americano de todos os tempos motivou sua busca pela Casa Branca com um pensamento em mente: servir. Para ele não havia outro motivo para ser um governante senão servir o povo a quem amava, senão dar-lhe uma nação melhor, dar aos escravos a sua liberdade! Prova disso é que foi morto à queima roupa por um escravista tresloucado. Porém ressalte: Lincoln agregou valor a si mesmo através do servir! Deixou marcas indeléveis na história de sua nação!

Jesus Cristo no livro de Marcos é visto como “o Servo do SENHOR”, expresso por um versículo que deve GUIAR nossa conduta: “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos.” (Mc. 10.45)


Tenho um amigo que por algumas vezes viajou à Europa, Canadá, EUA e principalmente Israel. Com suas tendências hippies, sempre procurou um albergue diferente para se hospedar, exceto em Israel. Ele dizia que sempre se hospedava em um albergue de Jerusalém por causa de uma freira que no alto de seus quase 90 anos, lavava diariamente o banheiro de forma impecável. Quando perguntada sobre o motivo de tanta limpeza ela explicava em tom quase inaudível: “Certa vez, enquanto orava, Jesus disse que eu deveria lavar este banheiro como se fosse para Ele. Este é o meu ministério.” E muitas pessoas se convertiam a Jesus através desta senhorinha....

Certo é (e confesso) que servir é dificílimo! Nossa natureza humana reluta em servir. É tão difícil quanto levantar da cama quentinha às 6 horas da manhã em um domingo nublado e frio para fazer caminhada! É naturalmente inconcebível! Por isso requer um esforço diário para que esta atitude positiva seja agregada a nossa prática, quiçá em nosso caráter!

O sucesso na vida profissional não se resume em apenas um profissionalismo frio e formalidades mil. O Sucesso na vida profissional está em agregar valor ao que fazemos! Somos valorosos e lembrados quando estamos acima da média da área a qual exercitamos. Fazemos MBAs, Mestrados Doutorados, Pós-doutorados, idiomas, dialetos, curso de atualização, reciclagem, treinamentos infinitos e etc, mas muitas vezes esquecemos que tão importante quanto nosso currículum (ou mais importante) está o modo como tratamos as pessoas ao nosso redor!

Não poderia deixar de colocar uma das máximas escritas pela consultora em serviços jurídicos (e autora do referido artigo), Lara Selem*, que parecem óbvios, mas pouco praticados: “Procure sempre ajudar os outros para que tenham sucesso. Ao plantar dezenas de pequenos atos, grandes colheitas estarão ao seu dispor quando menos esperar.”

Mas a pergunta bate a porta: como saber se sou uma pessoa que serve? Um teste prático pra a resposta: pense em alguém que não tinha a obrigação de fazer algo para você, mas mesmo assim fez. Pense! ............................................ Pensou?! Então vou lhe dar as respostas para este exercício: Se você se lembrou de uma meia dúzia: Parabéns! Você está a caminho de ser uma pessoa servidora! Se não se lembrou de nenhuma: Então você deve rever seus valores e aprender o significado da palavra “altruísmo”! Se você acha ridículo este teste, assim como o texto e tudo que envolve o tema: Sinto muito! Você está fadado à infelicidade!

Servir não significa apenas posição de humildade, ao servir nos fazemos mais nobres que lordes e reis. Ao servir também honramos pessoas, damos um favor muitas vezes imerecido e nos fazemos conhecidos por elas. Uma vida vivida só para nós mesmos não é digna. Conscientizemos de que nossa vida deve transcender nossa individualidade e alcançar quem está ao nosso redor. Faça-se conhecido através do dessa forma de doação caritativa de você mesmo, para que não sejas lembrado apenas como um profissional, mas como alguém que tem um plus, um “algo mais”, alguém que é superior não apenas profissionalmente, mas superior espiritualmente! Sirva!





Boa tarde e bom serviço!






* Revista Consulex. nº 257, Ano XI, 30 de setembro de 2007. Brasília-DF

Nenhum comentário: